segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pra ficar ruim tem que melhorar

Não tem coisa que me deixa mais irritado do que ser mal atendido. Pro meu azar, esse final de semana passei por três situações desse tipo, o que me fez refletir sobre o que leva uma pessoa a investir alto pra montar um negócio e depois não contratar profissionais qualificados pra trabalhar.
Na sexta a noite sai com a Josi pra tomar uma cerveja e beliscar alguma coisa enquanto conversávamos sobre projetos futuros (leia-se o casamento). Chegamos ao local escolhido, ambiente bonito, bela paisagem, perfeito. Fizemos o pedido, minha cerveja não demorou muito, já o suco levou quase vinte minutos. Cerca de uma hora e meia depois, nada da porção. A cerveja já tinha acabado e eu lá com o braço erguido olhando desesperado para os garçons tentando pedir outra. Sem sucesso, desisti. Quando me dirigia ao caixa pra pagar o pouco que consegui consumir, um garçom veio ao meu encontro com cara de apavorado, meio que querendo dizer pra eu nao ir e ao mesmo tempo tentando se desculpar pelo mal atendimento. Antes dele se pronunciar disse que podia cancelar meu pedido. Acertei a conta, reclamei com a pessoa responsável e fomos embora. No dia seguinte, teimosos, retornamos ao local com um grupo de amigos (já devidamente alertados sobre o que poderia acontecer). Tivemos mais sorte, conseguimos comer e tomar algumas cervejas, mesmo assim pra ser classificado como ruim o atendimento ainda precisa melhorar muito.
Ainda no sábado, fui a uma loja buscar um acessório para um aparelho eletrônico. Minha mãe já havia ligado e conversado com o dono, que depois de fazê-la esperar um tempinho na linha, disse ter o equipamento e que poderíamos buscar. Pois bem, cheguei na loja, o dono não estava. Apenas uma garota e uma mulher que demonstravam pouca intimidade com o negócio. Solicitei o tal acessório, a garota procurou um pouco e disse que não tinha. Expliquei que havíamos ligado antes e tínhados sido informados que a loja dispunha do produto. Ela voltou a procurar, mas demonstrou uma certa falta de vontade de encontrar. Ao meu lado uma senhora aguardava uma peça, mas senti que a mulher que a atendia procurava sem saber ao certo do que se tratava. Depois de olhar superficialmente um ou dois compartimentos da prateleira a garota disse que não tinha mesmo o meu acessório. Preferi não argumentar, agradeci e fui embora. Vou a Maringá essa semana e comprarei lá. Pra mim não vai mudar nada, mas eles perderam a venda pelo simples fato de não terem pessoas preparadas para atender os clientes.
Essas situações são argumentos mais do que suficientes para justificar o porquê de quando recebo parentes de fora, prefiro levá-los para Maringá para jantar ou fazer um happy hour e também porquê muitas vezes prefiro fazer minhas compras fora de Mandaguari.

Atualizado
Minha mãe retornou ao estabelecimento pra comprar o acessório. Dessa vez os donos estavam mas o atendimento cotinuou o mesmo. Procura daqui, procura dali, olha um, olha outro, confere código e a resposta: não tem. Ela estava vendo o produto e dizia que era aquele, os atendentes diziam que não. Ela pegou, mostrou o código a eles e comprovou que era aquele produto que ela queria. Ficaram todos com cara de bobo, sem saber o que dizer.

Um comentário:

  1. Caro, André.

    Um dos clientes da agência da qual sou sócio, queixou-se de que as ações de comunicação das quais havíamos feito, não estavam obtendo resultado. O primeiro contato do cliente com o estabelecimento era principalmente por telefone, uma vez que as ações enfatizavam este canal de comunicação. Acontece que os telefonemas aconteciam. Para nossa surpresa, mais do que o esperado. Porém, a venda, o fechamento do negócio não se concretizava. Procuramos saber onde estava o erro e descobrimos que era no péssimo atendimento pelo telefone. O cliente não conseguia as informações que queria e a "boa vontade" das atendentes não dava continuidade no processo de venda. Fizemos uma reunião de portas fechadas com os diretores da empresa, relatamos o que estava acontecendo e fomos bem claro: a comunicação teve êxito sim, pois choveu de ligação. Agora faltou fazer o dever de casa. Enfim, as atendentes fizeram um breve curso de atendimento ao cliente e a situação tem melhorado. Atender bem faz toda a diferença.

    Um abraço!

    ResponderExcluir