quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mercadão


Estou curioso pra ver a última edição da revista ZAZ, mais especificamente a reportagem sobre o Mercado Municipal de Maringá (foto). A matéria é assinada pelo Willame Prado e ilustrada com fotos de Fábio Dias. Sou suspeito pra falar, mas acho os textos do Willame muito bons, e o Fábio, companheiro de faculdade e um amigo que considero muito, na minha opinião é um dos melhores fotógrafos que surgiram em Maringá nos últimos anos. Isso já deixa a matéria imperdível, mas tem um outro detalhe que também pesa: sou fanático pelos tais "mercadões". Sempre que viajo e tenho oportunidade de visitar um desses eu não penso duas vezes. Nas andanças a passeio ou a trabalho já circulei pelos de Curitiba (grande varieadade de coisas), Florianópolis (chopp fantástico no Box 32), Belo Horizonte (a verdadeira comida mineira), Londrina (espero que ainda assem sardinha na brasa aos domingos), São Paulo (os tradiconais sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau) e Salvador (bugigangas de todas as espécies). Há tempos eu sentia falta de um empreendimento dessa natureza aqui perto, apesar de achar que os preços praticados em Maringá estão um pouco salgados. Fomos lá umas três ou quatro vezes, provei o sanduíche de mortadela, o pastel de bacalhau, comprei joelho de porco defumado (de altíssima qualidade) frutas cristalizadas e melãozinho caipira. Ah! Teve também parte alcoólica. Provei uma cachaca muito boa, tomei a cerveja Therezópolis (gostei, mas é cara) e por duas vezes troxe pra casa umas cervejas artesanais fabricadas no Sul do Paraná. Na próxima ida pretendo comprar carne de jacaré e de avestruz pra experimentar.

Um comentário:

  1. Caro, André.

    Quando fores à Manaus, não deixe então de visitar os mercados de lá. Peixes frescos e de todos os tamanhos da melhor qualidade. Sem contar a variedade de frutas que só existem na região.

    Um abraço.

    ResponderExcluir