sábado, 9 de janeiro de 2010

Invasão breganeja e as rádios universitárias

Antigamente, e nem faz tampo assim, música pra jovem era sinônimo de rock e quem ouvia sertanejo eram os mais velhos. Hoje em dia parece que a coisa se inverteu: rock virou coisa de velho e a moçada tá curtindo um tal de sertanejo universitário.
Acho esse estilo muito estranho. Geralmente cantado por duplas formada por filhinhos de papai, de sertanejo mesmo esse som não tem nada além do nome. O pior é que isso infestou as rádios e predomina nas festas e casas noturnas da região. Sinceramente, acho que sertanejo universitário lembra muito as musicas bregas fizeram sucesso no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Letras sem pé nem cabeça como a tal "beber, cair e levantar" misturam dor de corno com bebedeira exagerada. O pior é que essas letras são reflexo da mentalidade da nossa juventude.
Dias atrás passei em freente um bar onde um grupo de rapazes, com o som do carro ligado no volume máximo, ouviam uma música que falava de uma festa, na qual quem não participasse era otário pois quem mandava ali eram os universitários. Fiquei me perguntando de quem foi a ideia de batizar esse "estilo musical" de sertanejo universitário e sinceramente não cheguei a uma conclusão. Se alguém souber me explicar eu agradeço. Enquanto isso tento me salvar desse estilo breganejo rodando no rádio do meu carro meus CDs de reggae, rock, samba e mpb ou sintonizando as rádios universitárias da UEM, UEL e Cesumar que, pelo menos por enquanto, resistem à invasão do lixo musical e continuam rolando um som de qualidade.

4 comentários:

  1. http://wilsonquinteiro.blogspot.com/2010/01/oseias-miranda-nosso-assessor-de.html

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Até hj tambem não entendi porq essa classificação de sertanejo universitário...

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo André!
    Tenho um artigo sobre o mesmo assunto no meu blog.
    www.rebeliaocultural.blogspot.com
    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Lembro-me do meu primeiro fim de semana na cidade. Fui jogar uma partida de vôlei com alguns conhecidos. Chegando lá, um deles abriu o porta-malas do carro e ligou naquele sertanojão bem alto. Achei aquilo bizarro. Depois, descobri que em uma barraca universitária entravam e saiam duplas sertanojas a noite inteira. De onde eu vim, uma barraca universitária ou quaqluer outro evento que leva o nome "universitário" geralmente é formado por bandas de Rock ou Reggae. Em alguns casos ainda tem um DJ pra incrementar a festa, mas mesmo assim não é tão bem-vindo, porque os universitários (os de lá) não curtem muito essa de ficar apertando botãozinhos e tirar onda com headphone apoiado no pescoço.

    Caro, André. Você foi bastante feliz na sua colocação: Rock parece mesmo que virou coisa de velho.

    ResponderExcluir