segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Feriados x Faturamento

No final de semana eu li uma matéria onde "especialistas" afirmavam que o comércio brasileiro deixou de faturar R$ 55 bilhões no ano passado por causa dos 12 feriados nacionais que caíram em dias úteis. Embora economia nunca tenha sido minha praia, discordo totalmente desses dados. O fato do comércio estar fechado em um feriado não significa que as pessoas deixarão de consumir, elas apenas mudarão a data das compras. Quem precisa de um eletrodoméstico, um computador ou um sofá novo vai comprar. Se não for antes, setrá depois do feriado, pois um dia com a loja fechada não irá interferir na necessidade ou no desejo do consumidor.
Por outro lado, os feriados estimulam o consumo de alimentos e bebidas. Basta ir ao supermercado em véspera de feriado para constatar quantas pessoas estão abastecendo a dispensa para preparar aquele prato especial no dia de folga ou para receber os amigos em churrascos onde se comemora até sem motivos.
Outro ponto positivo dos feriados é que eles movimentam o setor de lazer, cultura e turismo e isso, consequentemente puxa o consumo de outros segmentos como vestuário (quem nunca comprou uma roupa nova pra ir a um passeio, evento ou fazer uma viagem?) e segurança entre outros. Resumindo, quem tem dinheiro e quer consumir vai fazer isso com ou sem feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário