terça-feira, 27 de abril de 2010

Uma bela cidade




Estive hoje a trabalho em Nova Esperança. Embora passe por lá esporadicamente quando estou a caminho do Rio Paraná, fazia pelo menos uns 15 anos que eu não entrava na cidade. Confesso que hoje me surpreendi com o que ví. A cidade está uma maravilha. Limpa, praças e cantreiros bem cuidados, prédios públicos em ótimas condições e, acreditem, ví poucas ruas esburacadas. Também me chamou a atenção o bom padrão dos imóveis residenciais e empresariais. Pela aparência (e o grande movimento) do comércio não parece que se trata de uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes. Nova Esperança tem ainda um projeto exemplar de coleta seletiva do lixo. Os administradores e a população de lá estão de parabéns. Acho até que a Prefeitura deveria explorar mais a beleza do município colocando fotos da cidade em seu site oficial. As fotos que postei aqui foram retiradas do Google Earth.

sábado, 24 de abril de 2010

Destaque nacional



Dias atrás encontrei minha ex-professora Luzia Deliberador e fiquei sabendo que seu sobrinho Gulherme Yamashita, que durante muitos anos foi meu vizinho, havia concluído o curso de medicina pela USP e estava atendendo populações ribeirinhas da Amazônia a bordo de um navio da Marinha. Fiquei contente com a notícia, afinal vi esse garoto crescer e, assim como aqueles que conviveram com ele aqui em Mandaguari, sabia que com aquela inteligência acima da média ele iria muito longe. A minha surpreza mesmo veio ontem quando assisti o Globo Repórter e ví, o agora Doutor Guilherme, como um dos principais destaques do programa.
Guilherme é filho da enfermeira Maria Yamashita, que trabalhou muito tempo no Hospital Cristo Rei, e do médido oftalmologista Alfredo Anami, que tinha a clínica em frente ao Clube Recreativo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mil visitas

Só pra não passar em branco: o blog ultrapassou hoje a marca de mil visitas.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Balonismo





Meu amigo Adriano Perini começou os preparativos para mais um campeonato de balonismo em Maringá. Nos próximos dias me reúno com ele acertarmos como faremos a divulgação do evento e quando começarei o trabalho de assessoria de imprensa.
Balonismo é um trabalho gostoso de fazer. É cansativo mas gratificante. As belas imagens que o esporte proporciona rendem boas pautas que ocupam grandes espaços nos noticiários. O bom é que esses campeonatos garantem belos espetáculos que todo mundo pode assistir sem pagar nada. Chega ser emocionante a alegria das pessoas quando ficam próximas de uma dessas aeronaves.


Várias

Calor
Hoje é 22 de abril, o verão já acabou há mais de um mês a as temperaturas continuam altas. Me lembro que antigamente o frio intenso atrapalhava as festividades do aniversário de Mandaguari, hoje parece que esse problema acabou.
Mas...
Porém, contudo, todavia, entretanto... A previsão é de chuva nos próximos dias. Quem sabe assim o calor dá uma trégua.
Net
Tem algo estranho no ar. Hoje várias pessoas reclamaram de problemas com a conexão da internet. A minha que até agora pouco estava funcionando pefeitamente também começou a pipocar.
Ar seco
Coincidencia ou não, todos os que reclamaram utilizam o sistema via rádio. Será que a baixa umidade do ar interfere no sinal?
Feriado
O dia hoje começou estranho. Levantei em ritmo de segunda-feira, só lá pelas nove horas me dei conta que já é quinta.
Vantagem
A única vantagem de ter um feriado na quarta-feira e que um dia como hoje, com cara de segunda, está bem próximo do final de semana.
Eleição
Não me lembro do Paraná ter vivido um período pré-eleitoral de tanta incerteza em relação a quem serão os candidatos ao governo. Beto Richa, Pessuti e Osmar Dias se declararam candidatos, mas dependendo dos acertos e desacertos tudo pode mudar. A verdade é que até o final de junho muita água vai passar por baixo da ponte e ninguém pode arriscar um palpite sobre quem realmente será candidato.
Tudo igual
Tá dando desânimo de ler os jornais semanais da região. As notícias publicadas se resumem ao material enviado pelas assessorias de imprensa. É comum lermos quatro ou cinco jornais com as mesmas notícias e, acreditem, os mesmos erros de português/digitação. É o famoso Contrl-C, Contrl-V.
Saudade
Fazem nove meses que vendi minha moto. Já estou com saudade de dar umas aceleradas. O clima dos últimos dias está perfeito pra isso.
Prioridades
Fazer o que, a gente tem que eleger prioridades e nesse momento a moto está totalmente fora dos planos (e das possibilidades). Ano que vem quem sabe.
Seu NenêHoje é dia de rodízio de petiscos no Seu Nenê, em Jandaia. Acho que vou fazer um sacrifício e encarar esse "triste" desafio.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Um triste retrato

Acabo de chegar do Núcleo Regional de Educação, onde fui entregar uns documentos. Pra não dizerem que sou chato, não vou comentar sobre o péssimo atendimento, a má vontade dos funcionários e falta de educação com que fui tratado. O que me chamou a atenção foi a estrutura precária desse importante órgão estadual. A estrutura física está muito aquém do necessário para oferecer as mínimas condições de trabalho aos funcionários e de atendimento ao público. Os móveis além de velhos estão sucateados, a maioria das mesas cheias de pilhas de papéis. É até difícil acreditar que um dos principais órgãos governamentais, responsável pela coordenação de centenas de escolas em uma das regiões mais ricas do Paraná, funcione num ambiente tão feio e desorganizado. Porém, se analisarmos por um outro ângulo, esse descaso para com a educação é perfeitamente compreensível num estado que teve Roberto Requião como governador durante intermináveis sete anos e três meses. Essa é mais uma prova de que o atual e o próximo governador terão muito trabalho pra fazer nosso estado recuperar o tempo perdido.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sem identidade

Nos últimos anos o crescimento da Rede Record de Televisão tem sido bastante significativo. Não quero aqui falar sobre a polêmica desse crescimento estar sendo impulsionado pelo dinheiro que a Igreja Universal arrecada dos fiéis. O fato é que que a Record está crescendo mas não consegue criar sua própria identidade. Seus principais programas estão se resumindo a cópias daquilo que a concorrência já faz. O "Jornal da Record" não só segue o mesmo formato do "Jornal Nacional" como também utiliza um cenário bastante parecido e o mesmo padrão de cores. O reality show "A Fazenda" nada mais é que uma versão rural do Big Brtoher, porém com participantes famosos. O "Domingo Espetacular", apesar de ter conteúdo superior, é uma cria do Fantástico.
Bem, e como diz o ditado "nada se cria, tudo se copia", a mais nova estréia da emissora do Edir Macedo não poderia fugir à regra. "Legendários", que estreou no último sábado é uma mistura de "CQC" com "Pânico". O estilo dos apresentadores, o cenário e os quadros são capazes de fazer os mais distraídos pensarem que a Band ou a Rede TV mudaram o dia e horário dos seus programas. Até o Marcos Mion ficou parecidíssimo com o Rafinha Bastos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Várias

Plágio
Copiando o Marcelo Bulgarelli, vou falar de vários assuntos em uma única postagem.
Morreu
Fiquei sabendo hoje da morte do poeta mandaguariense Célio de Alencar. Conversava muito com ele quanto trabalhava na Gazeta e publicava seus poemas no "Espaço do Leitor".
Perda
Mandaguari perdeu uma grande pessoa. Alencar era funcionário aposentado do Banco do Brasil e além de poeta, era um grande amante da música clássica. Quando estive em sua casa fiquei impressionado com a grande biblioteca.
Extinção
É uma pena, mas pessoas cultas como Célio de Alencar estão aos poucos desaparecendo. O reflexo disso a gente já pode perceber na distorção de valores e na degradação cultural da sociedade.
Reencontro
Dias atrás reencontrei algumas amigas da faculdade. Engraçado, mas as conversas de antigos amigos que se encontram pouco seguem rigorosamente a mesma fórmula: 25% do papo gira em torno do que cada um está fazendo da vida, 25% é dedicado aos "assuntos gerais" e pelo menos 50% do assunto é para relembrar sempre as mesmas coisas que aconteceram lá trás. O interessate é que, mesmo todo mundo sabendo da história, ninguém se cansa de repetir e todos morrem de rir ao relembrar o que na verdade nunca foi esquecido.
Trabalho
Finalmente tive uma semana mais calma. Graças a Deus as coisas renderam bem e consegui não só colocar em dia o que estava atrasado, como também adiantei coisas que ainda estão no prazo.
Grana
Ainda bem que nos próximos dias a grana extra começa entrar. Os credores agradecem.
Denúncias
Já disse isso aqui mas vou repetir: é uma pena que a imprensa não invista mais em reportagens investigativas como a série que a RPC vem fazendo sobre a Assembléia Legislativa do Paraná. Se os veículos de comunicação fossem mais independentes muita corrupção já teria sido descoberta nesse país.
Frio
Parece que o calor realmente tirou férias. Com o clima frio dos últimos dias está muito bom pra dormir. Por outro lado, descobri que preciso renovar minhas roupas de inverno.
Calorias
Pra mim é regra: caiu a temperatura não pode faltar caldo de mocotó. Ontem matei a vontade. Amanhã tem rabada com polenta. Ainda falta dobradinha.
Saúde
Faz nove meses que estou fazendo pilates. A dor nas costas provocada pela hérnia de disco graças a Deus acabou. Os exercícios também mudaram minha condição física, mas tá difícil diminuir a barriga.
Pra acabar...
O encanador me deu o cano.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

Enquanto escrevia o post abaixo me lembrei que hojé é o Dia do Jornalista.
Muita gente tem uma visão distorcida dessa profissão. Alguns nos relacionam automaticamente ao profissional que fica de terno e gravata na frente das câmeras e que tem como principal objetivo trabalhar na Globo, ou pensam que somos repórteres de jornais. Nem imaginam que o leque de atuação de um jornalista é infinitamente mais amplo do que isso. Outros vêem o jornalista como aquele picareta que recebe dinheiro para falar bem de algumas pessoas e que desce o cacete em quem não lhe paga ou em quem é seu adversário político. Isso é até compreensível, já que essa prática é uma regra em muitos programas de TV, rádios e jornais da nossa região.
A realidade é que para os profissionais de verdade o mercado de trabalho está muito restrito e cada vez mais é preciso buscar alternativas que fujam do tradicional emprego na TV, no impresso e no rádio.
Para aqueles que fazem jornalismo sonhando em se tornar um William Bonner ou uma Fátima Bernardes da vida, meu conselho é que procurem outra coisa pra fazer. Tanto nos grandes centros, como aqui na nossa região o mercado está extremamente saturado e os salários baxíssimos. Em contrapartida, as regiões Norte e Centro Oeste do país estão em franco crescimento e faltam profissionais qualificados na área de comunicação.
Quando terminei a faculdade, no final de 2005, estava muito propenso a me aventurar por essas regiões tentando alavancar a carreira. Isso se acentuou ainda mais depois que passei por uma situação muito chata, na qual constatei que se eu quisesse fazer valer os quatro anos que passei na faculdade teria que ser em outro lugar. Porém, dois dias depois dessa constatação me surgiu uma grande oportunidade por aqui. Acho que era um sinal de que deveria esquecer os planos iniciais e ficar. Meu colega de turma Elton Bittencourt, que citei no post abaixo, não hesitou em deixar para trás família e amigos e se deu bem. Passou pelo Mato Grosso e agora está em Rondônia. Trabalhou em rádios, foi repórter e apresentador de TV em rede estadual e hoje é responsável pela Secretaria de Comunicação de uma das maiores cidades daquele estado. Tenho outros colegas que ficaram por aqui, mas partiram para outros segmentos da profissão. Viraram assessores de imprensa, cinegrafista, editor de imagens, fotógrafos ou professores. Nas mídias tradicionais pouca gente que não era da área antes ou durante a faculdade conseguiu espaço.

Oportunidade de Trabalho

Recebi hoje um telefonema do meu amigo Elton Bittencourt, secretário de Comunicação de Vilhena (RO). Segundo ele a Universidade Federal daquela cidade está abrindo concurso público para contrataçao de professores que tenham mestrado na área de comunicação. Taí uma boa oportunidade para quem é formado na área e fez ou está fazendo o mestrado.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

As pulserinhas e o sexo



Essa semana o caso da garota de Londrina que teria sido estuprada por quatro rapazes por causa das tais pulserinhas do sexo ganhou grande repercussão. Como disse uma funcionária do núcleo de educação, a proibição da comercialização desses adereços e do seu uso dentro das escolas não irá resolver o problema.
As pulseiras na verdade serviram apenas para evidenciar a forma como a sexualidade está ficando cada vez mais precoce e banal entre crianças e adolescentes.
Dias trás eu estava circulando por um bairro de Mandaguari e me deparei com uma garota que, para ser muito velha, tinha uns 15 anos de idade. Ela empurrava um carrinho de bebê com uma criança que aparentava cerca de um ano e sua enorme barriga denunciava uma gravidez em estágio bem avançado. Arrisco o palpite de que dentro de no máximo um mês essa adolescente será mãe pela segunda vez.
Nesse, como em muitos outros casos, tudo indica que a gravidêz não teve nada a ver com as pulserinhas do sexo. Há tempos percebo a ausência total de políticas públicas voltadas à combater a gravidêz precoce. Não basta dizer que os postos de saúde oferecem preservativo, anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte. É preciso um amplo trabalho de conscientização com exemplos práticos para mostrar todas as consequencias que uma gravidêz precoce pode trazer para as famílias e para a sociedade.