quarta-feira, 9 de março de 2011

O jornal na escola

Durante a faculdade tive pouquíssimas notas abaixo da média mínima exigida para aprovação e nunca fiquei de exame. Mesmo assim tive dificuldades em algumas disciplinas, entre elas Comunicação em Tecnologia Educacional, ou Educomunicação. Em resumo essa disciplina orienta o profissional a utilizar os meios de comunicação como ferramentas no processo de formação intelectual e desenvolvimento da cidadania. Esta não era a minha praia, o que não significa que eu não concorde com esses princípios. Pelo contrário, acho que os meios de comunicação, quando trabalhados corretamente em sala de aula, estimulam o senso crítico e ajudam formar pessoas mais conscientes.
Dentro dessa linha o jornal "O Diário do Norte do Paraná" desenvolve um trabalho muito interessante, que é o "Diário na Escola". Na equipe que desenvolve este projeto está a jornalista Fernanda Accorsi, minha amiga dos tempos da faculdade. As ações que eles desenvolvem buscam estimular o hábito da leitura em crianças e jovens, incentivando a busca pela informação e pelo conhecimento. Por meio de capacitações pedagógicas, concursos culturais e educacionais, o projeto beneficiou milhares de jovens matriculados em escolas de 22 municípios da região de Maringá . O que me chama a atenção é que Mandaguari, uma das maiores cidades da região em termos populacionais, em IDH e em desenvolvimento econômico não participa desse programa. Acho que a secretaria municipal de Educação deveria pensar seriamente essa questão, pois estão desperdiçando uma grande oportunidade de melhorar ainda mais a formação das nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário