segunda-feira, 23 de maio de 2011

Só no Brasil

Há cerca de uma semana João Batista dos Santos, prefeito da pequena Santo Inácio, cidade paranaense que faz divisa com o Estado de São Paulo, foi preso em flagrante recebendo propina de uma construtora que realiza obras no município. Em um país sério com uma população com o mínimo de esclarecimento, o fato seria suficiente para levar o povo às ruas pedindo punição exemplar ao prefeito corrupto. Mas, como estamos falando de Brasil, o que se vê é exatamente o contrário. As ditas "lideranças" do lugarejo com pouco mais de 3500 habitantes estão se mobilizando para organizar um abaixo assinado e outras manifestações... de apoio ao prefeito.
Pelo que se pode perceber, o povo de Santo Inácio vê o alcaide, que se elegeu com a alcunha de "João de Deus, o defensor dos pobres", como um ser superior, o líder capaz de lhes conduzi-los por caminhos tortuosos. Uma espécie de herói. E, como disse Bertolt Brecht, "pobre do povo que precisa de heróis".

2 comentários:

  1. pra vc vê...
    ninguém aprova a situaçao e o motivo em q o prefeito foi preso, o povo não esta feliz com isso !
    A manifestação positiva é pela PESSOA DO JOAO PELO Q ELE FEZ ATÉ AGORA, ELE SEMPRE FOI BOM e HUMILDE.
    Penso que não tem nada de excepcional a população gostar dele,qual é o problema disso. Ao contrário do q a impresa gostaria. João é um homem cheio de muitos AMIGOS.
    Se ele errou isso pode ser perfeitamente relevado diante do que ele representa.

    ResponderExcluir
  2. O Prefeito é responsável pelo seus atos, nao tem pretensão de se tornar herói e muito menos levar o povo a caminhos tortuosos.
    Menos ,né!

    ResponderExcluir