quinta-feira, 5 de maio de 2011

Empresa familiar

Acabo ler pela segunda vez o artigo sobre empresas familiares que foi escrito pela minha amiga Silvana Romagnole e foi publicado na edição de maio da Revista de Marketing Industrial. De forma objetiva, ela aponta a importância das empresas familiares adotarem um modelo de gestão profissional, no qual proprietários, sócios e herdeiros devem saber distinguir o que é família, o que é propriedade e o que é gestão do negócio. Analisando suas colocações, foi inevitável fazer um comparativo com a realidade que vejo em muitas empresas, pequenas, médias e até grandes. Fazendo um retrospecto dos últimos 20 anos, consegui contabilizar só em Mandaguari e região mais de uma dezena de famílias cujos negócios prósperos ruíram ou foram seriamente abalados após a transição do controle para os herdeiros. Por ser um tema complexo, muitas vezes de difícil aceitação por parte dos empresários e de seus herdeiros, boa parte das empresas acaba não se preparando para isso e la na frente, em geral, pagam um preço alto pela omissão.
Fica aqui a dica para o pessoal da Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari. Será que não seria interessante pensar em oferecer uma orientação sobre esse assunto aos associados? Quantos deles não estão pensando em passar o bastão adiante mas não contam com ninguém capacitado na família para assumir o negocio. Sem contar os casos em que, por dificuldade de inserir os herdeiros no mercado de trabalho, os empresários acabam induzindo as novas gerações da família a assumirem o negócio sem antes lhes dar a preparação necessária ou mesmo saber se é isso mesmo que eles querem.

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