Acabo de chegar do velório do meu amigo João Costa, que durante mais de 30 anos foi um dos fotógrafos mais conceituados e requesitados de Mandaguari. Boa parte da história da nossa cidade e os melhores momentos da vida de milhares de pessoas foram eternizados pelas suas lentes.
Pessoa séria, educada, companheiro e grande profissional. Por uma série de motivos "Seu João" abandonou a fotografia há alguns anos, passou por algumas dificuldades e trabalhava agora em uma empresa de borrachas. A última vez que estivemos juntos foi há pouco mais de um mês, quando fui entregar-lhe meu convite de casamento. No último sábado fiquei sabendo que ele havia sofrido um derrame e estava internado em estado grave. Hoje pela manhã recebi a notícia da sua morte.
"Seu João"é uma pessoa que deixa boas lembranças. Eu ainda tinha 13 anos quando começamos a trabalhar juntos. Aprendi muito com ele, não só sobre fotografia, mas também sobre a vida. Por um curto período fomos concorrentes e durante longos anos fomos parceiros. Não dá pra contar as vezes em que fizemos trabalhos juntos nem as situações em que um socorreu o outro quando o volume de serviço era maior do que nossa capacidade de executar.
O cuidado extremo com seus equipamentos de foto e vídeo e com carros era uma marca registrada. O Fusca vermelho 75 ficou com ele por quase 30 anos. Parecia zero, tanto que foi vendido por um preço bem acima do que era praticado pelo mercado. O Voyage 86, que ele também tirou zero e usou até o dia que teve o derrame, é uma verdadeira relíquia. Parece carro de colecionador.
Por tudo isso que falei e por muitas outras coisas "Seu João" deixará saudades. Vai com Deus amigo!
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário