segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana curta, mas agitada

Esta semana, apesar de curta, promete ser agitada nos meios políticos. Quem ocupa cargo eletivo e pretende disputar as eleições para um cargo diferente do qual está atualmente terá que renunciar nos próximos dias. O mesmo vale para quem ocupa cargos comissionados nas três esferas governamentais. Esse será o destino de José Serra, Dilma Rouseff, Ciro Gomes e Aécio Neves, entre outros.
No Paraná, Requião está se despedindo do Palácio das Araucárias. Sem foro privilegiado, na semana que vem ele deve começar a receber intimações judiciais pra explicar as muitas atitudes imbecis que tomou e as inúmeras besteiras que falou nos últimos anos. A impressão que tenho é que ele acreditava que o poder o tivesse tornado uma espécie de divindade, deixando-o imune a tudo e a todos.
Beto Richa, que se reelegeu prefeito de Curitiba prometendo cumprir os quatro anos de mandato, também dará adeus à prefeitura da capital de olho no cargo que já foi ocupado por seu pai nos anos 80.
Osmar Dias parece que tirou o pé do acelerador e as novas exigências para efetivar a aliança com o PT deixa margem para acreditar que invés de ser governador, a tendencia é que ele tente renovar seu mandato no Senado.
Na região alguns secretários da Prefeitura de Maringá já arrumam as gavetas e se preparam para dar dedicação exclusiva à campanha. Em Jandaia o mensaleiro José Borba está numa sinuca de bico. Precisa decidir se renuncia a Prefeitura para tentar voltar à Câmara Federal (de onde saiu às pressas em 2005 para não ser cassado), ou se fica quietinho onde está e continua desfrutando do "prestígio" que tem junto aos ex-colegas congressistas que nem sonham em contrariá-lo para evitar possíveis aborrecimentos.

domingo, 28 de março de 2010

Pantanal



Há 20 anos estreava na TV Manchete a novela Pantanal, de Benedito Rui Barbosa. Exibida originalmente entre março e dezembro de 1990 a trama que contou a saga da família Leôncio foi reapresentada mais três vezes: 1991/1992, 1998/1999 e 2008/2009. A novela também foi exibida em diversos países das Américas e Europa
Sucesso absoluto ao ponto de pela primeira vez colocar em risco a hegemonia da Globo no horário nobre, a novela é considerada um ícone da teledramaturgia brasileira. Poucas vezes um folhetim conseguiu reunir de forma tão harmônica bom elenco, personagens marcantes e história envolvente. Pra completar, isso tudo foi envolvido pelas belas imagens do pantanal, um local até então pouco conhecido do país, e pela trilha sonora inquestionável.
Entre as inovações de Pantanal, estão o fato de pela primeira vez um autor inserir a natureza e a conscientização ecológica como elementos da trama.

Brasília

O Fantástico deve apresentar hoje uma matéria sobre o tráfico de drogas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer por ali. Pra mim a criminalidade na Capital Federal ficava restrita aos gabinetes do órgãos governamentais. Vai ver que faltou espaço pra tanta coisa errada lá dentro e criminosos amadores tiveram que buscar espaço nas ruas pra praticar seus ilícitos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Beto na Amusep

Beto Richa, pré-candidato ao Governo do Paraná, vai participar da reunião dos prefeitos da Região da Amusep, que acontecerá amanhã em Colorado. Na pauta de discussões estarão temas como o projeto de implantação da primeira região digital integrada do país, as prioridades da região e assuntos importantes para os trinta municípios associados.
Beto Richa fará palestra sobre "Gestão Pública", mas acredito que os prefeitos membros da entidade, atualmente presidida pelo prefeito de Mandaguari, Cylleneo Júnior, não vão perder a oportunidade de cobrar do pré-candidato que assuma o compromisso de dar atenção especial e de ajudar a resolver os problemas da região caso seja eleito governador. Tenho certeza que a construção do contorno de Mandaguari será uma das primeiras cobranças que ele ouvirá do prefeito de Mandaguari.

segunda-feira, 22 de março de 2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

Correios

Que os correios (pelo menos em Mandaguari) atendem mal e cobram caro pelos serviços eu já estava cansado de saber. Hoje descobri que eles também são ruins de serviço. Uma instituição de ensino me enviou uma correspondência no dia 25 de fevereiro e a carta só chegou hoje às mihas mãos. Foram exatos 21 dias. Detalhe: a carta foi postada em Maringá. Graças à explêndida eficiênca da estatal eu perdi a oportunidade de fazer um curso de especialização pagando apenas 50% do valor da mensalidade.

Caminhando

Futebol

Pode ser que eu esteja falando besteira, afinal não entendo muita coisa de futebol, então se estiver errado que me corrijam. Pelo que andei vendo nas últimas semanas acho que o atacante Neimar, o novo “fenômeno” do Santos, corre um sério risco de estragar sua promissora carreira. Não precisa ser expert em futebol pra ver que o cara “come” a bola, mas algumas atitudes mostram que ele não tem maturidade pra lidar com o sucesso. Declarações do atleta gravadas no vestiário antes da partida com o Corinthians, o chapéu que ele deu no zagueiro Chicão quando a bola não estava mais em jogo e a reação dele após ser expulso do jogo contra o Palmeiras no domingo mostram que o psicológico rapaz precisa ser muito bem trabalhado. Com apenas 17 anos Neimar está sendo praticamente colocado num pedestal graças ao belo futebol que vem apresentando e isso parece que lhe subiu à cabeça. O garoto “ta se achando” demais e isso pode prejudicar a carreira.

Em tempo: acho que isso vale também para os outros "meninos da vila". Lí ontem que o jogador Paulo Henrique Ganso, confessou que no jogo contra o Conrinthians fez uma falta proposital no atacante Ronaldo somente pra alertar o Gordo que ele estava na casa do adversário.

Denúncias

A semana começou com um verdadeiro bombardeio de denúncias sobre a Assembléia Legislativa do Paraná. A série de reportagens da RPC merece elogios, pena que poucos veículos investem no jornalismo investigativo. Esse tipo de trabalho demanda muito tempo e custa caro, mas compensa pela repercussão e principalmente pela contribuição que dá para a sociedade. Nessa série o que me chamou a atenção foi o depoimento de um mandaguariense, que inclusive disputou a eleição para vereador em 2008, que é funcionário do arquivo da Assembléia. Sem saber que estava sendo gravado ele entregou todo o esquema. Imagino a saia justa que ele está passando agora com seus superiores.

domingo, 14 de março de 2010

Políticos

Ouvi essa frase há alguns dias a achei que tem muito a ver com o que acontece por aí:
"No Brasil os políticos trabalham para se eleger ao invés se elegerem para trabalhar".

Domingão

O blog ficou meio largado esses dias. Peço desculpas aos leitores mas, felizmente, estou com muito trabalho e não estou conseguindo escrever nada aqui. Adiantei muitas coisas nesse final de semana e ainda consegui um tempinho pra ver as corridas da Fórmiula 1 e Fórmula Indy com direito a brasileiros nos dois pódiuns. Quem diria que seria possível andar a mais de 300 por hora na Marginal Tietê!!!! No final da tarde fui surpreendido pela virada no clima. Ontem um calor infernal e agora uma chuva fraca com termômetro marcando abaixo da casa de 20 graus. Parece que o outono chegou uma semana adiantado. Dando um giro pela blogosfera, ví que meu amigo Fabio Dias postou novas fotos em seu blog e, pra variar, são imagens fantásticas. O timão está vencendo o Santo André com direto a (finalmente) gol do Roberto Carlos. Já que estou falando sobre o final de semana, cabe aqui o registro: o atendimento em certos estabelecimentos de Mandaguari continua deixando a desejar. Vamos tirar o pé do chão gente. Bom atendimento é o mínimo que se pode oferecer aos clientes.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O trem que nunca chega

Desde que o transporte ferroviário de pessoas foi desativado na região – e isso foi há quase 30 anos – ouço falar que “o trem vai voltar”. Quando trabalhava no jornal cansei de cobrir reuniões onde lideranças, empresários e autoridades discutiam o tal projeto do trem de passageiros, trem bala, trem metropolitano, trem pé-vermelho, entre Londrina e Maringá. Diziam que já havia comprovação da viabilidade do projeto, que essa era a melhor região do Brasil para implantar esse transporte, que grupos estrangeiros iriam investir, que dentro de cinco anos o trem estaria andando. Enfim, era difícil ouvir os discursos e não sair convencido de que estava tudo certo e em pouco tempo ninguém mais iria circular pela região de carro ou com o amarelinho da Viação Garcia.
Há pouco tempo li algo sobre a realização de mais um estudo, pelo qual se pagaria R$ 400 mil, para verificar a viabilidade do projeto. A diferença é que agora não se fala em investimentos estrangeiros e sim em um plano nacional para revitalização de ferrovias. Particularmente eu sempre achei que isso nunca sairá do papel, e pelo menos até agora os fatos mostram que realmente essa história se resume a muita conversa e em algumas pessoas ou entidades fazendo estudos e lucrando com isso. Em breve voltarei a tocar nesse assunto e vou explicar os motivos que me levam a acreditar nisso.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Semana começando

A semana passada foi bastante corrida e quase não deu tempo de postar. Essa semana também começou agitada e, felizmente, com boas perspectivas. Estou colocando os trabalhos em dia e maquinando sobre os vários temas sobre os quais quero escrever. Depois que coloquei o contador percebi que o número de visitantes por aqui é bem maior do que eu imaginava e por isso me sinto na obrigação de sempre postar novos textos pra que essas pessoas não percam a viagem.

terça-feira, 2 de março de 2010

Tudo pelo poder

Desde que conheci a obra de George Orwell me tornei seu fã incondicional, principalmente depois que lí "A revolução dos Bichos" e "1984". A primeira, publicada em 1945, é o retrato perfeito de como o poder é capaz de corromper e transformar as pessoas. Já a segunda, publicada em 1949, leva a uma reflexão de até onde podem chegar aqueles que querem se perpetuar no poder. Pra quem ainda não leu, vários sites as disponibilizam na íntegra, inclusive para downloads. Quem já leu, vale a pena ler novamente e comparar os fatos narrados com as atitudes daqueles que elegemos para ser nossos representantes.

"Doze vozes gritavam cheias de ódio e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco".
George Orwell, A revolução dos Bichos

Enfim, o contador

Agradeço ao meu amigo Alex Rocha, o manauense que virou pé vermelho, pela orientação sobre como incluir o contador de acessos nessa bagaça.

Trotes violentos

O caso do calouro de Direito da UEM que foi encontrado desmaiado e com a madíbula quebrada nesta madrugada dentro do campus da universidade começa a repercutir na imprensa regional. Durante alguns dias especialistas e autoridades vão debater exaustivamente o problema dos trotes violentos e, claro, jogarão a culpa nos veteranos e nas instituições de ensino superior que tem dificuldade para coibir essa prática. A meu ver, esses trotes deveriam ser combatidos não só nas faculdades, mas principalmente nos colégios que oferecem os cursinhos pré-vestibulares. Quando são divulgados os resultados dos vestibulares esses colégios praticam de forma oficial o trote violento em seus alunos e depois exibem as imagens em campanhas publicitárias. Muitos deles até confeccionam coletes com a logo da instituição para os estudantes vestirem enquanto professores, pais e colegas quebram dúzias de ovos em suas cabeças, jogam quilos de farinha sobre seus corpos e raspam seus cabelos no zero. Depois muitos vão para as ruas pedir dinheiro nos semáforos e no comércio.
Cá entre nós, só porque isso acontece dentro de um colégio do ensino médio deixa de ser uma violência? Na universidade não pode, mas no colégio é liberado? Por quê tratamentos diferentes para situações idênticas?

CORRIGINDO: O rapaz não foi encontrado dentro da UEM e sim próximo da universidade.

Números

Estou tentando, mas não consigo ativar o contador de acessos do blog. Se alguém souber como faz isso eu agradeço.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Novidade no ar


Sob o comando de Amaro de Oliveira, que foi meu colega de faculdade, e Larissa Grella, estreou hoje pela TV Maringá, canal 6, o novo “Jornal da Manhã”. O telejornal será exibido diariamente das 7 às 7h30 e tem como proposta produzir um jornalismo dinâmico, que agregue prestação de serviços e responsabilidade social, e que valorize as potencialidades da região. De acordo com Amaro, será dada abertura para que a comunidade participe efetivamente levando sugestões, reclamações e críticas. Ao contrário de muitos programas independentes da TV maringaense que se intitulam jornalísticos, no “Jornal da Manhã” autoridades ou responsáveis pelo setor reclamado terão espaço para manifestar seu posicionamento. “Mesmo sendo um jornal de bancada, também teremos a análise crítica de comentaristas especialistas nas áreas”, disse.
Desejo sucesso ao Amaro, à Larissa (que eu ainda não conheço) e a toda equipe deste programa que preenche uma lacuna na grade da TV Maringá. A chancela da emissora dá muito mais credibilidade às informações veiculadas.